top of page

Saiba tudo sobre a mais nova autorização de viagem a Europa: ETIAS

O ETIAS foi inicialmente prometido para 2020, prorrogado para 2021 e agora com a pandemia do COVID-19 foi novamente prorrogado para o final de 2022.


A União Europeia criou o Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês) ou autorização de viagem ETIAS, para combater a crise migratória e o terrorismo em seus países-membros. ETIAS é um mecanismo de permissões que vai ajudar a aumentar a segurança interna, prevenir a imigração ilegal, assim como contribuir para a redução dos atrasos nas fronteiras.


Todos os brasileiros que viajem a Europa à turismo pelo período de até 90 dias vão precisar ter uma isenção de visto ETIAS a partir do final de 2022.


O viajante pode solicitar uma isenção de visto ETIAS através de um formulário online. Após essa etapa, o solicitante deve pagar uma taxa do ETIAS em Euros. Uma vez que o pedido seja enviado, será processado e revisado pela base de dados do sistema de segurança do ETIAS.


Quando a aplicação for aprovada, o viajante receberá sua confirmação assim como o isenção de visto ETIAS em seu e-mail. No caso de negativa para o pedido, o solicitante vai receber uma explicação do porquê da negação também pelo e-mail.



Como funciona o ETIAS?


O ETIAS (Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem) é uma autorização que permite ao turista viajar e entrar em qualquer um dos países-membros da União Europeia. Este novo sistema automatizado de permissão vale para todos os cidadãos extracomunitários que não precisam de autorização para entrar no Espaço Schengen, incluindo brasileiros. Todos os brasileiros que queiram viajar ao Velho Continente vão ter que se cadastrar no sistema ETIAS antes de embarcar.


Para solicitar um ETIAS, os viajantes brasileiros precisam preencher um formulário online com seus dados pessoais e responder a um pequeno questionário. Também vão ter que providenciar o nome do país-membro de chegada e, consequentemente, serão obrigados a entrar no Espaço Schengen por esse país.



 
 
 

Comments


bottom of page