top of page

5 curiosidades sobre a Polônia 🇵🇱

A Polônia é um país único, com histórias interessantes, diversas guerras e lutas que formam a sua identidade. Há também cientistas, músicos e um papa de grande importância.



A Polônia é um pequeno país da Europa, famoso pela religiosidade de seus habitantes, pela culinária, seus parques e paisagens incríveis.

E aqui vão 5 curiosidades deste país


1˚- Grandes Nomes


Como já dito, alguns dos maiores cientistas, músicos e papa, são poloneses.

Dentre eles estão:


Nicolau Copérnico, um matemático e astrónomo que criou a Heliocêntrica do Sistema Solar.

Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista e médico.


Marie Curie, uma cientista que descobriu e isolou os elementos químicos, o polônio e o rádio, junto com Pierre Curie.

Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física e a primeira mulher a lecionar na Sorbonne.



Frédéric François Chopin, um dos maiores compositores e pianistas da história da humanidade.

Era filho de pai francês e de mãe polonesa. Nascido em Żelazowa Wola, uma pequena aldeia próxima a Varsóvia.



Papa João Paulo II, um dos papas mais queridos e admirados da Igreja Católica, Karol Józef Wojtyła, como era chamado.




2˚- Religião


A Polónia é um país muito religioso, sendo assim grande parte da população segue alguma religião, e a de maior influência é o Catolicismo, praticante da Igreja Católica Apostólica Romana.



O catolicismo é marca forte na cultura polonesa. Em dias festivos ou em feriados religiosos, o país interrompe suas atividades para a visitação de igrejas e templos, além de muitos poloneses passarem o dia em família.



3˚- Cuidados aos animais


Os poloneses respeitam e tem uma grande preocupação com os animais, por este motivo é muito difícil encontrar bichinhos desabrigados no país, e caso você encontre deve acionar os policiais ecológicos, que levam o animal para um abrigo onde o alimentam, dão banho, vacinas e todos os cuidados necessários para que o animal espere por um novo dono.


Em época de calor, perto do comércio, os lojistas costumam colocar tigelas com água.

Recolher as fezes de seus bichos na Polônia é obrigatório, caso contrário, o dono paga uma multa.

Em Varsóvia há até um “mictório” para animais de estimação.



4˚- Vestígios da Segunda Guerra Mundial


A Polónia talvez seja um dos países que mais sofreu durante a II Guerra Mundial, O país foi literalmente dividido ao meio, sendo que metade pertencia aos nazistas e a outra parte à União Soviética.


Foi também construído muitos campos de concentração, como o Auschwitz, que é um campo de concentração polonês usado na Segunda Guerra Mundial, e que ainda pode ser visitado por turistas do mundo todo. Atualmente, esse campo é um museu.


Varsóvia, onde o Gueto de Varsóvia foi implementado, recebeu milhares de judeus, antes de serem enviados para Auschwitz.




5˚- Culinária Polonesa


Com influências de vários países e culturas diferentes, a gastronomia polaca é rica e deliciosa. Com grande presença do uso de cereais, como no pão, tendo também no seu cardápio tradicional a carne de porco, linguiça, e muito frequente o uso de outros produtos agrícolas como beterrabas, cogumelos, batatas ou pepinos.



Como um prato típico, existe o Pierogi (pastéis de massa cozida com vários recheios diferentes)


E ao final tem as sobremesas que são algo absolutamente obrigatório, com uma variedade incrível de bolos e doces de várias espécies e feitios.




Conclusão


Um país conhecido pelo passado de guerra e por ter se estabelecido como república democrática apenas em 1989. Essa é a Polônia, que ainda é um destino pouco explorado pelos turistas, mas que tem muito a oferecer em termos de história e cultura.

8.799 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page