A Polônia é um país único, com histórias interessantes, diversas guerras e lutas que formam a sua identidade. Há também cientistas, músicos e um papa de grande importância.
A Polônia é um pequeno país da Europa, famoso pela religiosidade de seus habitantes, pela culinária, seus parques e paisagens incríveis.
E aqui vão 5 curiosidades deste país
1˚- Grandes Nomes
Como já dito, alguns dos maiores cientistas, músicos e papa, são poloneses.
Dentre eles estão:
Nicolau Copérnico, um matemático e astrónomo que criou a Heliocêntrica do Sistema Solar.
Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista e médico.
Marie Curie, uma cientista que descobriu e isolou os elementos químicos, o polônio e o rádio, junto com Pierre Curie.
Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física e a primeira mulher a lecionar na Sorbonne.
Frédéric François Chopin, um dos maiores compositores e pianistas da história da humanidade.
Era filho de pai francês e de mãe polonesa. Nascido em Żelazowa Wola, uma pequena aldeia próxima a Varsóvia.
Papa João Paulo II, um dos papas mais queridos e admirados da Igreja Católica, Karol Józef Wojtyła, como era chamado.
2˚- Religião
A Polónia é um país muito religioso, sendo assim grande parte da população segue alguma religião, e a de maior influência é o Catolicismo, praticante da Igreja Católica Apostólica Romana.

O catolicismo é marca forte na cultura polonesa. Em dias festivos ou em feriados religiosos, o país interrompe suas atividades para a visitação de igrejas e templos, além de muitos poloneses passarem o dia em família.
3˚- Cuidados aos animais
Os poloneses respeitam e tem uma grande preocupação com os animais, por este motivo é muito difícil encontrar bichinhos desabrigados no país, e caso você encontre deve acionar os policiais ecológicos, que levam o animal para um abrigo onde o alimentam, dão banho, vacinas e todos os cuidados necessários para que o animal espere por um novo dono.
Em época de calor, perto do comércio, os lojistas costumam colocar tigelas com água.
Recolher as fezes de seus bichos na Polônia é obrigatório, caso contrário, o dono paga uma multa.
Em Varsóvia há até um “mictório” para animais de estimação.

4˚- Vestígios da Segunda Guerra Mundial
A Polónia talvez seja um dos países que mais sofreu durante a II Guerra Mundial, O país foi literalmente dividido ao meio, sendo que metade pertencia aos nazistas e a outra parte à União Soviética.
Foi também construído muitos campos de concentração, como o Auschwitz, que é um campo de concentração polonês usado na Segunda Guerra Mundial, e que ainda pode ser visitado por turistas do mundo todo. Atualmente, esse campo é um museu.
Varsóvia, onde o Gueto de Varsóvia foi implementado, recebeu milhares de judeus, antes de serem enviados para Auschwitz.
5˚- Culinária Polonesa
Com influências de vários países e culturas diferentes, a gastronomia polaca é rica e deliciosa. Com grande presença do uso de cereais, como no pão, tendo também no seu cardápio tradicional a carne de porco, linguiça, e muito frequente o uso de outros produtos agrícolas como beterrabas, cogumelos, batatas ou pepinos.

Como um prato típico, existe o Pierogi (pastéis de massa cozida com vários recheios diferentes)
E ao final tem as sobremesas que são algo absolutamente obrigatório, com uma variedade incrível de bolos e doces de várias espécies e feitios.
Conclusão
Um país conhecido pelo passado de guerra e por ter se estabelecido como república democrática apenas em 1989. Essa é a Polônia, que ainda é um destino pouco explorado pelos turistas, mas que tem muito a oferecer em termos de história e cultura.
Comments