top of page
Alemanha Cidadania Europeia cidadania alemã

Tudo que você precisa para ser um cidadão Alemão.

Serviços para reconhecimento da sua cidadania Alemã

Como reconhecer a sua cidadania Alemã

A cidadania alemã não conta com um limite de gerações. Entretanto perderam a nacionalidade alemã os antepassados que durante 01/01/187131/12/1913 foram morar por mais de dez anos fora da Alemanha sem inscrição em um consulado alemão.

 

Em consequência, também a esposa e os filhos menores de idade (na época, 21 anos) também perdiam automaticamente a nacionalidade alemã se morassem no exterior. 

Alemanha Cidadania Europeia cidadania alemã
Image by Christian Lue

Você Cidadão Alemão

Peculiridades:

Perda da Nacionalidade

Entre 1871 e 1913 não era permitido morar por mais de dez anos fora da Alemanha sem se inscrever em consulado alemão². Algo que muitos imigrantes não fizeram e então perderam a cidadania. Porém, quem morou por dez anos ou mais no Brasil antes da lei entrar em vigor (1914), pode não ter sido afetado. A maneira de saber se essa exceção se aplica ao seu caso é falando com um consulado alemão.

Mulheres na linha de sucessão

Filhos de mulheres alemãs solteiras herdaram automaticamente o direito à nacionalidade ao longo dos tempos. Mas somente as mulheres casadas após o ano de 1953 puderam transmitir esse direito aos seus filhos. E mesmo assim, apenas àqueles nascidos a partir de janeiro de 1975.

Casamento Cívil

A lei alemã prevê que os homens tenham que ter se casado no civil antes do nascimento dos filhos para passar a cidadania para eles³. O casamento religioso pode vir a ser aceito caso tenha se realizado antes de 1890, porque foi depois desse ano que os Registros Civis da Alemanha passaram a manter as escrituras de casamentos⁴.

A partir de 1993, os pais solteiros alemães que reconheceram a paternidade de seus filhos até os 23 anos de idade deles, podem passar a nacionalidade para eles.

Documentação

Assim como na cidadania polonesa, a cidadania alemã pede muito mais documentos que as outras cidadanias, como: Documento de identidade do antepassado alemão, Comprovantes de emigração, Certificado de nacionalidade ou passaporte entre outros.

Tudo que você vai precisar:

Formulário de Viabilidade

Os dados preenchidos servirão para verificarmos se o seu processo é notadamente viável ou não.
Caso vários familiares queiram a verificação, o ideal e que cada um tenha um formulário preenchido.

Algum familiar já reconheceu a cidadania alemã?
Seu antepassado emigrante sofreu perseguição pelo regime nazista?

Muito obrigado(a)!

bottom of page