top of page

A páscoa pela Europa

Em diversos lugares do mundo em Abril é comemorada a páscoa, que no cristianismo é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus.

Na Europa não é diferente, por tanto é uma data celebrada em muitos países, cada um com suas tradições e costumes que simbolizam as crenças e as lendas que marcam gerações.


Vamos contar então um pouco como é celebrada a páscoa em alguns dos países europeus, ao longo da semana.



Páscoa Italiana 🇮🇹


Assim como no Brasil e em diversos outros países é um feriado religioso, a data é comemorada todos os anos no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono.


Durante a Semana Santa tanto a Igreja como a própria sociedade realizam vários eventos, como procissões, rituais religiosos, encenações sacras, festas e tradições populares para comemorar a Paixão de Cristo.


Detalhando a Semana Santa


O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa e relembra a chegada de Jesus a Jerusalém.



Na Quinta-Feira Santa, o dia começa com a Missa de Crisma, é realizado também o ritual de lavagem dos pés.

A Quaresma termina as 9 horas de quinta e se inicia a Páscoa.


A Sexta-Feira Santa, ou Sexta-Feira da Paixão, é dia de celebrar a paixão e morte de Jesus crucificado, em forma de luto.


(Muitos católicos deixam de comer carne vermelha na Sexta Feira Santa, alguns durante os 40 dias de Quaresma, alusão feita pela Igreja ao sangue derramado de Cristo.)



No Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia não ocorre nem mesmo as tradicionais missas de sábado, isto porque a tradição diz que as imagens do Santíssimo devem ser guardadas na sacristia durante o dia de sábado.


Já no Domingo de Páscoa, é o momento de celebrar a Ressurreição de Cristo e sua primeira aparição entre os seus discípulos.


Alguns Ritos e Tradições de Páscoa ao redor da Itália


Corsa dell’Angelo


Em Ischia, existe uma celebração muito antiga, do século XVII que se chama Corsa dell’Angelo, que acontece a reprodução do encontro entre Maria e Jesus após a ressurreição.



Scappa che Madonna


Já em Sulmona no Domingo de páscoa acontece na maior e mais cênica praça da cidade, a Piazza Garibaldi, um rito que tem um forte valor religioso chamado “Scappa che Madonna”, que significa “Madonna que corre na praça”,


A tradição dá-se pela alegria ao ver o Filho ressuscitado.

Quando ela avista Jesus ao longe, seu manto negro de luto cai, e 12 pombas se põe a voar.


Processione dei Misteri


A procissão dos Mistérios é um evento religioso que acontece na quinta -feira ou sexta-feira santa em muitos lugares da Sicília, Puglia, Sardenha e até mesmo em outros países da Europa.

Essa procissão é a manifestação religiosa mais longa na Itália e também é uma das mais antigas, realizando um espetáculo que mistura luz, som, cores e emoção.


A intenção é levar em procissão várias estátuas, ou grupos escultóricos representando vários momentos da paixão de Cristo.


Scoppio del Carro


O “Scoppio del Carro” é uma tradição nascida há cerca de 400 anos, em 1622, e é uma das tradições mais belas e antigas de Florença.


Uma "carroça" com uma torre de fogos chamada de “Brindellone” acompanhada de músicos, autoridades e militares, é carregada até as portas da Catedral de Florença, por bois brancos.


Ao final da missa dominical, sai uma pombinha mecânica (símbolo do Espírito Santo) do altar da catedral com um fogo sagrado, atravessando toda a igreja até chegar à carruagem, fazendo-a “estourar”.


O fogo sagrado e os fogos de artifício servem para levar simbolicamente o anúncio da Ressurreição de Cristo a toda a cidade.


Há ainda mais uma tradição de que se a pombinha mecânica voltar à Catedral perfeitamente, significa que será um ano de prosperidade e abundância.



E os Ovos de Páscoa ?


Assim como aqui no Brasil, na Itália também existe a tradição de presentear entes e amigos com ovos de chocolate, mas não com tanta força comercial quanto aqui no Brasil.


Após as celebrações religiosas da Páscoa na Itália, as mesas fartas, alegria e encontros familiares são partes essenciais.

E é desta forma, e entre tantas outras, que os italianos demonstram a felicidade de estar perto das pessoas que amam e satisfação em aproveitar o melhor da vida.


Conclusão


A Itália é repleta de muita cultura e tradições em muitos momentos e isso inclui a páscoa é claro.


No próximo blog iremos trazer a páscoa em outros países da Itália, fique ligado!





292 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page